domingo, 16 de fevereiro de 2020

Coletividades de Alcochete debatem associativismo

Coletividades do concelho de Alcochete reuniram para debater temas e preocupações comuns no âmbito de uma sessão subordinada ao tema "Relações do Poder Associativo com o Poder Central - Perspetivas para o Futuro". A iniciativa teve lugar em 15 de Fevereiro nas instalações da Junta de Freguesia de Alcochete, entidade a quem coube a iniciativa, concretizada no âmbito de parceria com a Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal e o apoio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.

A Presidente da Junta de Freguesia de Alcochete, Natacha Patinha e o Presidente da Federação, Diamantino Estanislau, acolheram os dirigentes participantes, explicitando os objetivos do Encontro. 

O tema foi apresentado por Sérgio Pratas, jurista e dirigente nacional da CPCCRD, tendo sido abordadas aquelas que são as principais preocupações e propostas da Confederação para o futuro do movimento associativo. Propostas no domínio de alterações legislativas com vista à facilitação da vida das coletividades, bem como uma necessária discriminação positiva em diversas matérias; o acesso ao financiamento público; a gestão dos custos com os direitos de autor e conexos e a necessária atualização dos estatutos do dirigente associativo e de utilidade pública.

Foram amplamente abordadas as diligências que a Confederação tem vindo a desenvolver junto do poderes legislativo e executivo, bem como no âmbito dos fora de aconselhamento e consulta da administração central em que participa.

O encontro foi motivo para um amplo debate e uma rica troca de informações entre os presentes. O interesse e qualidade das intervenções dos dirigentes associativos alcochetanos relevaram a importância da adesão das coletividades à CPCCRD, como forma de acesso à informação e aos diversificados apoios que a Confederação garante aos seus associados, mas também como contributo para a afirmação institucional do movimento associativo popular através da CPCCRD e suas estruturas autónomas - Federação e associações concelhias.

Texto e imagens - CA/FCDS







Sem comentários:

Enviar um comentário