quarta-feira, 10 de julho de 2019

Estruturas descentralizadas e Confederação projetam futuro


A Federação, a CPCCRD e as Associações de Colectividades dos Concelhos de Almada, Barreiro e Seixal reuniram no passado dia cinco de julho para debater a realização de ações comuns e abordar as principais preocupações do movimento associativo.

Neste encontro, que decorreu em ambiente de diálogo franco e aberto, foi abordada a oportunidade para a realização de diversos projetos comuns às estruturas associativas presentes, nomeadamente um encontro distrital de colectividades e a edição periódica de um boletim informativo.

Foram ainda discutidas questões relativas à organização de atos protocolares e cerimoniais promovidos pelas coletividades, representações nesses atos, a obrigação de os membros das Direções das coletividades procederem à inscrição no Registo Central do Beneficiário Efetivo e ainda a realização de reuniões temáticas.

Também objeto de atenção dos participantes a necessidade de incentivar o contacto e a sensibilização das coletividades de concelhos do distrito ainda sem associação concelhia, por forma a traze-las para o seio da família representada pela CPCCRD.

Foi ainda acordada a realização de reuniões periódicas entre estas estruturas associativas, bem como recordadas as próximas atividades públicas a promover pela CPCCRD, nomeadamente o 2.ª Curso de Estudos Avançados em Associativismo, no âmbito do programa de capacitação de dirigentes associativos e a terceira e última Conferência comemorativa do Dia Nacional das Coletividades, dedicada às relações com o poder central e que tem lugar no dia 13 de Julho, na Academia de Santo Amaro em Lisboa. 

O encontro realizou-se na sede da Junta de Freguesia da Quinta do Conde.



Texto - CA/FCDS
Imagens - HS/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário