domingo, 14 de julho de 2019

Conferência debate relações com o poder central. Entrega de galardões associativos


Uma conferência dedicada às relações entre o Poder Associativo e o Poder Central encerrou o ciclo de comemorações do Dia Nacional das Coletividades e do 95.º aniversário da CPCCRD. A iniciativa teve lugar em 13 de Julho, na Academia de Santo Amaro, em Lisboa e foi ainda motivo para a realização do ato de entrega de galardões associativos a personalidades e entidades que se distinguiram pela sua ação.

A conferência dividou-se por dois painéis, o primeiro dedicado ao período compreendido entre 1910 e 1974 e o segundo aos anos situados entre 1974 e 2019, tendo sido apresentadas comunicações que trouxeram à colação alguns novos elementos sobre as épocas em referência. 

As palestras estiveram a cargo, respetivamente, de Luísa Ramos (em representação de Alberto Ramos) e Artur Martins (ambos no primeiro painel) e Augusto Flor e Sérgio Pratas (no segundo painel). Ambos os painéis suscitaram vivos debates entre os presentes, apenas limitados pelas estritas necessidades de controlo de tempo com vista à boa condução dos trabalhos.

A ordem de trabalhos incluiu ainda a apresentação de um interessante e muito útil Guia das Boas Práticas para os Arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto, uma iniciativa da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) em colaboração com a CPCCRD.

Cerimónia de entrega de galardões e distinções

A Confederação aprovou a atribuição de diversos galardões distinções a personalidades e entidades, tendo a respetiva cerimónia de entrega tido lugar na continuídade da conferência.

No que se refere aos galardões atribuídos a personalidades a entidades do distrito de Setúbal, as mesmas resultaram de propostas de estruturas descentralizadas, nomeadamente da FCDS.

ÓRGÃO DE COMUNICAÇAO SOCIAL DO ANO
Luciano Gonçalves - Emissora Regional de Amarante

PARCEIRO DO ANO 2019
Agência Nacional de Emergência e Proteção Civil

VALOR E MÉRITO
Arnaldo Alegrias (Presidente do Clube Desportivo e Recreativo Águias de São Gabriel, Setúbal
)

RECONHECIMENTO E HOMENAGEM
Câmara Municipal da Moita

Texto e imagens: CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário