domingo, 8 de maio de 2016

Livro sobre as bandas filarmónicas apresentado em Palmela

O Cineteatro São João, em Palmela, acolheu na noite de 7 de Maio a apresentação do livro Bandas Filarmónicas no Distrito de Setúbal. Origem e Evolução da sua Atividade, de  Pedro Marquês de Sousa, numa edição da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal.
Presentes na mesa que dirigiu a sessão a Câmara Municipal de Palmela - vereador Luís Miguel Calha, a Junta de Freguesia de Palmela - Presidente Fernando Baião, a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto - Presidente Augusto Flor, para além da nossa Federação - Presidente Diamantino Estanislau e do autor.
As intervenções centraram-se na importância da obra agora tornada pública para o conhecimento e caracterização do movimento filarmónico, uma das mais vivas expressões do movimento associativo popular. Pedro Marquês de Sousa aproveitou a ocasião para traçar uma breve panorâmica histórica sobre as bandas do distrito.
A Banda da Sociedade Filarmónica Humanitária ofertou um belíssimo concerto a todos os espetadores na segunda parte da sessão.
Momentos de convívio em torno de um moscatel de honra e uma pequena mostra de jogos tradicionais complementaram uma noite dedicada a esta obra sobre bandas filarmónicas.
A Federação agradece a colaboração disponibilizada a esta sessão pela Câmara Municipal de Palmela e Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela.
*
A obra agora editada teve o apoio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Secretaria de Estado da Cultura, Secil e Centro de Estudos de Sociologia Estética da FCSH. Os pedidos de exemplares podem ser dirigidos à Federação nos contactos habituais.


Presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Fernando Baião
Luís Miguel Calha, Vereador da Câmara Municipal de Palmela.

Pedro Marquês de Sousa, autor da obra
Augusto Flor, Presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades
de Cultura, Recreio e Desporto

Atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela.
Aspecto da audiência.
Pequena mostra de jogos tradicionais.
Convívio final.
Texto e imagens; CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário