segunda-feira, 25 de abril de 2016

Sessão de apresentação de estudo sobre bandas filarmónicas do distrito de Setúbal

A Federação vai promover a apresentação pública da obra "As Bandas Filarmónicas no Distrito de Setúbal", da autoria de Pedro Marquês de Sousa, em sessão a realizar no dia 7 de Maio de 2016 pelas 21h00, no Cineteatro São João, em Palmela. A sessão conta com a participação especial da Banda da Sociedade Filarmónica Humanitária, também de Palmela.

O trabalho agora disponibilizado ao público é uma edição da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal e materializa um protocolo subscrito entre a Federação e o autor com vista à publicação de um trabalho sobre o tema, matéria de tão grande importância para o conhecimento histórico de uma mas mais importantes vertentes do movimento associativo popular.


"As Bandas Filarmónicas no Distrito de Setúbal" procede à investigação da história das bandas de música no distrito e visa apresentar um levantamento das bandas civis. Caracteriza a história do movimento filarmónico na região desde o século XIX, refletindo sobre a forma como os diversos períodos históricos se refletiram nesse movimento.

O movimento filarmónico é, segundo Pedro Marquês de Sousa, um fenómeno coletivo (movimento) de longa duração e de carácter estrutural, de criação de bandas de música, iniciado no século XIX. As também designadas por “bandas civis”, constituída por músicos amadores.

O movimento filarmónico foi uma das mais importantes fontes do movimento associativo português de natureza cultural e recreativa. Neste trabalho releva-se essa ligação.
Pedro Marquês de Sousa é músico filarmónico, dirigente associativo e investigador. Três características reunidas no perfil de alguém que certamente ama a Música, a sua Sociedade Filarmónica Providência, de Vila Fresca de Azeitão, concelho de Setúbal.

A sessão de apresentação conta com a colaboração da Câmara Municipal de Palmela, Confederação Portuguesa as Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e Sociedade Filarmónica Humanitária (Palmela).


Texto - CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário