domingo, 5 de junho de 2022

SETÚBAL ACOLHE ENCONTRO DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO POPULAR E DIA NACIONAL DAS COLECTIVIDADES

O Encontro do Movimento Associativo Popular de Setúbal e a comemoração nacional do Dia Nacional das Coletividades tiveram lugar em 4 de Junho no Auditório Bocage, da Junta de Freguesia de São Sebastião, numa iniciativa conjunta da FCDS, Federação de Coletividades do Distrito de Setúbal, ACCSET, Associação de Coletividades do Concelho de Setúbal e CPCCRD, Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.

Os trabalhos decorreram ao longo de todo o dia, tendo sido iniciados com uma mesa de abertura e boas vindas constituída por representantes da Câmara Municipal de Setúbal – Vereador Pedro Pina, Junta de Freguesia de São Sebastião – Presidente Nuno Costa e ACCSET – Arlindo Dias.

Para além de dirigentes associativos sadinos, marcaram presença neste encontro representantes de alguns grupos parlamentares, autarcas de todas as freguesias do concelho de Setúbal, bem como alguns de concelhos limítrofes como Sesimbra e Palmela, dirigentes nacionais da CPCCRD e coletividades de diversos pontos do país.

O primeiro painel do Encontro foi dedicado à apresentação do livro “Associações, Democracia e Utopias Reais – O Caso de Associações de Cultura, Recreio e Desporto”, da autoria de Sérgio Pratas. Apresentaram e comentaram a obra Augusto Flor, Presidente da CPCCRD, Rita Cachado, docente do ISCTE e co-orientadora do trabalho de doutoramento de Sérgio Pratas que está na origem deste trabalho, Carlos Beato, em representação da Fundação Montepio, e o autor. Procederam à abordagem dos diversos aspetos abordados no livro e a sua relação com o movimento associativo popular.

O segundo debate da manhã foi dedicado aos temas “O Associativismo no Concelho de Setúbal – Ontem e Hoje” e “O Futuro do Associativismo Setubalense”, tendo contado com participação de Carlos Mata, Vice-Presidente do IPS e dirigente associativo, Luís Santos, coordenador da Licenciatura em Animação Sóciocultural da Escola Superior de Educação de Setúbal e Arlindo Dias, em representação da ACCSET, sendo moderado por Francisco Rito, Diretor do jornal O Setubalense. 

Este painel suscitou ao público múltiplas intervenções e interpelações aos palestrantes, atendendo quer aos velhos problemas, quer aos novos desafios que se colocam nos domínios da participação de jovens e mulheres, .

Os trabalhos foram interrompidos para uma refeição coletiva servida no Centro Cultural de Solidariedade Social de Nossa Senhora da Conceição, no que constituiu um momento alto de convívio e confraternização entre dirigentes associativos e outros participantes no Encontro.

À tarde os trabalhos foram retomados com a apresentação do tema “Capacitação POISE Programa Operacional Inclusão Social e Emprego”, a cargo do Presidente da CPCCRD, Augusto Flor, acompanhado pelos dirigentes responsáveis dos diversos gabinetes que compõem a estrutura confederativa deste programa: Sul, Estremadura e Centro (ausente o Norte por impossibilidade). Temática de grande importância para presente e futuro do movimento associativo, visando a capacitação e valorização dos dirigentes face aos cada vez maiores desafios que lhes são colocados pela crescente complexidade administrativa e legal.

O segundo momento da tarde foi dedicado a apresentação do livro “Associativismo Livre – Uma História de Fraternidade e Progresso (1834-1926)” pela sua autora, Joana Dias Pereira e introdução de Carlos Anjos (FCDS). Também aqui foi suscitado interessante debate, com questões colocadas pelo público, sobre diversos aspetos da raízes do movimento associativo em épocas recuadas e a sua evolução até aos dias de hoje.

Encerrado o Encontro do Movimento Associativo Popular de Setúbal, teve inicio a sessão comemorativa do Dia Nacional das Coletividades, promovida pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto que contou a participação de numeroso grupo de representantes de coletividades, estruturas descentralizadas da CPCRD e outras entidades convidadas e que se fizeram representar.

Sessão comemorativa do Dia Nacional das Colectividades e atribuição de galardões associativos

A Confederação procedeu nesta sessão à entrega de galardões a diversas personalidades e entidades, tendo decorrido uma cerimónia com a presença dos galardoados ou seus representantes e leitura das respetivas biografias. Houve ainda tempo para que todas as entidades convidadas se pudessem dirigir ao Encontro.

Por proposta da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal foram atribuídos pela Confederação galardões nas categorias a seguir indicadas a: Jorge Salgueiro, Instrução e Arte; Alexandrina Pereira, Reconhecimento e Homenagem; António Fernando Almeida (a título póstumo), Valor e Mérito e Carlos Manuel Zacarias, Valor e Mérito.



Durante esta sessão decorreu ainda a assinatura de um protocolo entre a CPCCRD e a Câmara Municipal da Covilhã, no âmbito da instalação e funcionamento do Gabinete do Centro do programa POISE.

Este Encontro e a Sessão Comemorativa do Dia Nacional das Coletividades contaram com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, Juntas de Freguesia de São Sebastião, Sado, Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Azeitão, União de Freguesias de Setúbal e Centro Cultural de Solidariedade Social de Nossa Senhora da Conceição. Parceiros media: jornal O Setubalense, Rádio Jornal de Setúbal, Rádio Azul e Alternativa Rádio; Apresentação a cargo de Susana Martins. Iniciativa co-financiada pelo POISE Programa Operacional Inclusão Social e Emprego Portugal 2020.

Texto e imagens - CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário