domingo, 26 de janeiro de 2020

FEDERAÇÃO COMEMOROU 17 ANOS. DEBATE, SESSÃO SOLENE E ANIMAÇÃO


A Federação comemorou o seu 17.º aniversário com uma jornada que incluiu o debate sobre temas de interesse associativo, uma sessão solene e a imposição de galardões a entidades e personalidades com elevado contributo à causa associativa. Programa complementado por momentos artísticos, sempre em ambiente de fraterna e viva troca de opiniões entre os participantes. As atividades decorreram durante a tarde de 25 de Janeiro na sede da coletividade barreirense, Clube Dramático e Recreio 31 de Janeiro “Os Celtas”.

Colóquio sobre capacitação de dirigentes associativos e arquivos

Um colóquio sobre os temas “Capacitação de dirigentes associativos e salvaguarda dos arquivos associativos” iniciou os trabalhos. Anabela Lança, técnica da CPCCRD, apresentou o primeiro dos temas – que tem vindo a constituir um importante objetivo estratégio para o movimento associativo popular organizado na Confederação. Artur Martins e Joaquim Escoval, dirigentes da mesma Confederação, explicitaram os trabalhos que tem vindo a ser realizados, em colaboração com entidade especializada da administração central, no domínio dos arquivos. Ambos os temas suscitaram vivo e franco debate no período destinado às intervenções dos dirigentes associativos e público participante.

Sessão solene

A sessão solene comemorativa do aniversário da Federação foi dirigida por uma mesa de honra dirigida pelo Presidente da Assembleia Geral da FCDS, João Narciso (Sociedade Musical Sesimbrense) e constituída por Manuel Pereira, presidente da coletividade anfitriã; Diamantino Estanislau, presidente da Federação; Nuno Soares, da Associação de Colectividades do Concelho do Barreiro; Luís Murilhas, da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena; Rui Pereira, da Câmara Municipal do Barreiro. Assistiram à sessão representantes de numerosas coletividades e associações, autarquias, e representações parlamentares do PCP, PSD e Verdes.

O Presidente da FCDS, Diamantino Estanislau historiou, em traços gerais o percurso da Federação, apresentando o balanço das ações e do trabalho realiz ado no último ano. As diversas intervençoes dos representes das entidades presentes na mesa foram no sentido de parabenizar a Federação e valorizar a ação do movimento associativo.

Tendo sido aberto espaço à intervenção dos presentes, registaram-se intervenções de saudação e testemunho da importância do trabalho realizado pelo movimento associativo. Usaram da palavra José Henriques (Federação das Coletividades do Distrito de Lisboa), Calado Mendes (Câmara Municipal de Palmela), Vitor Barata (Ginásio Atlético Clube), Ana Paula (Sociedade de Cultura e Recreio 1º de Agosto Paivense), FC Quinta da Lomba, Fernanda Velez (deputada do PSD), Associação de Colectividades do Concelho do Seixal, Rui Calvete (GDC Casquilhos), J. Gonçalves (Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade), Jorge Rocha (Associação de Coletividades do Concelho de Almada), Nuno Soares (GD Os Amarelos), Madalena Lopes (Associação de Colectividades do Concelho de Setúbal), Possidónio Chitas (Associação dos Acordeonistas de Portugal) e Clube de Campismo do Concelho de Almada.

O representante da CPCCRD, Joaquim Escoval, encerrou as intervençoes das entidades presentes na mesa de honra com uma intervenção relativa ao ponto da situação sobre as propostas que a Confederação e vindo a apresentar, quer em sede de Assmbleia da República, quer ao Governo, em matérias de interesse transversal ao movimento associativo popular.

Galardões associativos

Esta festa foi também momento para a atribuição de galardões deliberada pela Direção da Federação e que distingiu entidades e personalidades com reconhecido contributo para a causa associativa. Foram assim distinguidos: Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense – galardão Instrução e Arte, representada pela sua Presidente, Maria de Lurdes Pereira; Junta de Freguesia da Quinta do Conde, representada pelo Vogal João Laranjeira; Artur Martins (associativista) e Bernardino Vieira (associativista) – os três com o galardão Reconhecimento e Homenagem. Procedeu-se no momento à leitura de historiais das entidades e personalidades homenageadas, tendo-lhes sido conferidos galardão e medalha.

O público foi ainda presenteado com diversos momentos artísticos a cargo de grupos de dança do Clube Dramático e Recreio 31 de Janeiro “Os Celtas”, cujas atuações mereceram o maior aplauso. Esteve também patente uma pequena exposição dedicada aos jogos tradicionais portugueses, no âmbito da participação da FCDS na Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais.

Esta jornada terminou com o tradicional cantar de parabéns e confraterização entre os presentes, Mais um momento para o conhecimento mútuo e troca de informações entre dirigentes associativos.

A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal agradece a especial colaboração da CPCCRD, Clube Dramático e Recreio 31 de Janeiro “Os Celtas”, União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Associação de Coletiviades do Concelho do Barreiro e Câmara Municipal do Barreiro.

Reportagem fotográfica

Aspeto geral

Colóquio sobre capacitação de dirigentes associativos e preservação de arquivos municipais (I) 

Colóquio sobre capacitação de dirigentes associativos e preservação de arquivos municipais (II)

Mesa de honra da sessão solene.

Aspeto geral

Manuel Pereira, Clube Dramático e Recreio 31 de Janeiro "Os Celtas"

Diamantino Estanislau, FCDS

Nuno Soares, Associação de Coletividades do Concelho do Barreiro

Luís Murilhas, União de Freguesias do Alto Seixalinho, Santo André e Verderena

Rui Pereira (à esq.), Câmara Municipal do Barreiro

José Henriques, Federação das Coletividades do Distrito de Lisboa (à esq.)

Calado Mendes, Câmara Municipal de Palmela (à esq.)

Vitor Barata, Ginásio Atlético Clube (à esq.)

Ana Paula, Sociedade de Cultura e Recreio 1º de Agosto Paivense (à esq.)

Fernanda Velez, deputada do PSD



Associação de Coletividades do Concelho do Seixal

Rui Calvete, GDC Casquilhos

J. Gonçalves, Centro Sócio-Cultural do Bairro da Liberdade

Jorge Rocha, Associação de Coletivdades do Concelho de Almada

Nuno Soares (à esq.), GD Os Amarelos

Madalena Lopes (à esq.), Associação de Coletividades do Concelho de Setúbal

Possidónio Chitas, Associação de Acordeonistas de Portugal (à esq.)

Clube de Campismo do Concelho de Almada

Joaquim Escoval (CPCCRD), à esquerda.

Maria de Lurdes Pereira, da SFAL Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense (à direita)
 recebe galardão Instrução e Arte. Entrega Diamantino Cabrita (FCDS)

Artur Martins, associativista, (à direita) recebe o galardão Reconhecimento e
Homenagem. Entrega Carlos Pólvora (FCDS)

Bernardino Vieira, associativista, (à direita) recebe o galardão Reconhecimento
e Homenagem. Entrega Diamantino Estanislau (FCDS)

Junta de Freguesia da Quinta do Conde, representada pelo Vogal
João Laranjeira (à direita) recebe o galardão Reconhecimento e Homenagem.
Entrega Carlos Anjos (FCDS) 

Momento artístico por grupo do Clube Dramático e Recreio 31 de Janeiro “Os Celtas” 

Momento artístico por grupo de dança do Clube Dramático e Recreio 31 de Janeiro “Os Celtas”

Momento artístico por grupo de dança do Clube Dramático e Recreio 31 de Janeiro “Os Celtas”

Momento artístico por grupo de dança do Clube Dramático e Recreio 31 de Janeiro “Os Celtas”

Exposição sobre jogos tradicionais portugueses

Bolo de aniversário




Texto e imagens - CA/FCDS

Sem comentários:

Publicar um comentário