sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Federação homenageia personalidades e organizações

A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal homenageou personalidades e organizações que ao longo dos anos se tem destacado na prática e apoio ao associativismo.

À Sociedade Filarmónica Incrível Almadense foi atribuído o galardão de Instrução e Arte; aos associativistas almadenses Henrique Santos e Carlos Rosado (póstumo) foi concedido o galardão de Reconhecimento e Mérito, que também foi atribuído à Câmara Municipal de Setúbal.


Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (Medalha de Instrução e Arte)

Decidiu a Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal atribuir a Medalha de Instrução e Arte à Sociedade Filarmónica Incrível Almadense pela sua contribuição no desenvolvimento do Movimento Associativo no Distrito de Setúbal e em especial no concelho de Almada.

A Sociedade Filarmónica Incrível Almadense foi fundada Em 1 de Outubro de 1848, no Pátio do Prior do Crato, em Almada, nascia a Sociedade Filarmónica Incrível Almadense - SFIA. Importante na intervenção social e política, permitiu a reunião, o convívio, a discussão de ideias e a construção de sonhos e ideais. Com ela nasceu a Banda Filarmónica e criou o primeiro Teatro e primeiro Cinema de Almada. Como outras colectividades centenárias, a Incrível tem várias ofertas culturais, recreativas e desportivas.

Em 1940 Agraciada com o Grau de Oficial da Ordem de Benemerência. Em 1954 foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro de Instrução e Arte pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio. Em 1980 foi constituída Colectividade de Utilidade Pública. Em 1989 recebeu a Medalha de Ouro da Cidade de Almada. Desde 1993 é Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique. Desde 1998 é Membro Honorário da Ordem da Liberdade.

Presidente da SFIA, Mara Martins, recebe galardão .
Entrega Carlos Pólvora (FCDS).
Câmara Municipal de Setúbal (Medalha de Reconhecimento e Mérito)

Decidiu a Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal atribuir a Medalha de Reconhecimento e Mérito à Câmara Municipal de Setúbal pelo extraordinário contributo que tem dado à atividade desta Federação. Está esta Federação consciente que sem essa colaboração dificilmente poderíamos fazer o que fazemos.

A Câmara Municipal de Setúbal tem sido um parceiro de grande importância para esta Federação. Desde o primeiro momento, aquando da sua fundação 2003, pudemos contar com o apoio do município sadino que soube entender o alcance estratégico das parcerias entre o movimento associativo popular e o poder local.

Têm sido vários os momentos em que se tem corporizado parcerias entre ambas as entidades. Recordamos a realização da 9.ª Convenção Nacional dos Jogos Tradicionais e a primeira assembleia eleitoral dos órgãos socais da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, realizadas em Junho de 2016; o 5º Encontro Internacional TAFISA Jogos do Passado – Desportos para o Presente, em Março de 2015; ou ainda a participação desta Federação no Conselho Municipal do Desporto de Setúbal, a convite da CM de Setúbal, bem como as sucessivas participações na Feira de Sant’Iago, um dos mais importantes certames da região, também a convite do município sadino.

Releva-se também aqui a atenção que o Município sadino tem dedicado ao movimento associativo do concelho. De que são exemplos a realização anual de um fórum de debate entre as coletividades, associações e poder local - o Encontro do Movimento Associativo de Setúbal e o estabelecimento de mecanismos de candidatura a apoios – prática que, aliás, se tem vindo a estender a muitas outras autarquias locais.


Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira,
recebe galardão. Entrega Diamantino Estanislau (FCDS)

Henrique da Silva Santos (Medalha de Reconhecimento e Mérito)

Decidiu a Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal atribuir a Medalha de Reconhecimento e Mérito a Henrique da Silva Santos, pela sua intervenção no processo evolutivo da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal.

Nasceu no ano de 1947 em Lisboa, homem de muitas funções, foi atleta de 1962 a 1980, praticando as suas duas modalidades de coração, o futebol e o atletismo, na cultura o teatro chamou-lhe a atenção. Entre 1975 a 2014 foi actor amador, tendo ainda uma experiência como encenador, referência para no período compreendido entre 1983 e 2014 ter sido actor amador no Grupo Cénico da Incrível Almadense. Além de todas estas actividades ainda foi dirigente associativo e por serem muitas as referências, vamos só referenciar que teve atividade desde o ano 1962 até à presente data, ou seja, 57 anos de dirigente associativo. 

Henrique Santos, foi um dos fundadores da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal em 2003 e desde então tem integrado os Órgãos Sociais desta Federação, desempenhando hoje a função de Secretário da Assembleia Geral.


Henrique Santos recebe galardão. Entrega Carlos Branco (FCDS).

Carlos Alberto da Conceição Rosado (Medalha de Reconhecimento e Mérito, póstumo)

Decidiu a Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal atribuir a Medalha de Reconhecimento e Mérito a Carlos Alberto da Conceição Rosado, pela sua intervenção no processo evolutivo e transformador na restruturação do Movimento Associativo Nacional, principalmente na sua Almada e nosso Distrito de Setúbal. Quando esta distinção foi deliberada Carlos Rosado ainda se encontrava entre nós.

Almadense de gema nasceu nesta cidade no ano de 1937 e começou a sua actividade associativa aos 11 anos de idade, acabando a mesma aos 81 anos de idade.

Seria exaustiva a descrição das suas funções como dirigente associativo, por isso salientamos a sua dedicação à sua Sociedade Filarmónica Incrível Almadense em que, desde o ano de 1968, teve presença quase constante nos seus órgãos sociais, tendo terminado como Presidente da Assembleia Geral, eleito no ano 2018.

Foi ainda autarca na Assembleia de Freguesia de Almada e do executivo da Junta de Freguesia de Almada.

Em 1993 foi eleito Sócio de Mérito da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense. Em 2006 recebeu a medalha de Ouro de Mérito e Dedicação pela Câmara Municipal de Almada.


Família de Carlos Rosado recebe galardão. Entrega Carlos Anjos (FCDS).
Carlos Alberto Rosado.

Sem comentários:

Enviar um comentário