segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Federação participou no Conselho Nacional da CPCCRD

A Federação participou nos trabalhos do Conselho Nacional da CPCCRD que decorreu em 8 de Dezembro na Marinha Grande. Em debate temas tão importantes como a capacitação dos dirigentes associativos, o processo eleitoral para escolha dos órgãos sociais da Confederação, o Plano de Actividades e Orçamento para 2019, ou ainda o pontapé de saída para o debate sobre o futuro do movimento associativo popular.

Sessão de abertura do Conselho Nacional
Os trabalhos da parte da manhã foram dedicados à apreciação de informações sobre o andamento e ponto da situação das operações de capacitação de dirigentes associativos, que têm vindo a decorrer no âmbito do programa POISE. Estiveram em análise as situações dos Gabinetes Norte, Central e Sul, bem como a avaliação das execuções física e financeira desta Operação.

Que futuro para o movimento associativo popular?

Destaque ainda para a reflexão subordinado ao tema “O Movimento Associativo que queremos no futuro”, da autoria do histórico dirigente Artur Martins. Seguiu-se um interessante e participado debate entre os presentes, antevendo-se desde já a continuação da discussão deste importante tema nos diversos fora da Confederação.


Paços do Concelho da Marinha Grande
Os trabalhos do Conselho Nacional prosseguiram na parte da tarde com informações associativas, a abordagem do processo eleitoral para os órgãos da Confederação e a apreciação e votação do Plano de Atividades e Orçamento da CPCCRD para 2019.

Processo eleitoral

O processo eleitoral para os órgãos sociais da Confederação culminará com o Congresso Eleitoral a realizar em 30 de Março do próximo ano. O Conselho Nacional debateu o respetivo calendário, bem como a metodologia e critérios a adotar com vista à elaboração de uma lista nacional representativa a submeter a sufrágio, bem como do respetivo programa de ação.

Também a mobilização e preparação de formas de deslocação a Lisboa para exercício do direiro de voto merecerem a preocupação do Conselho.

Plano de Atividades e Orçamento

O Plano de Atividades e Orçamento para 2019 foi apresentado detalhadamente pela Direção, distribuindo-se por nove capítulos: a) Organização e estruturação associativa; b) Dia Nacional das Colectividades; c) Formação protocolada; d) Sustentabilidade; e) Sede Nacional e Gabinetes; f) Projetos Nacionais; g) Relações institucionais / Estado; h) Relações institucionais / parceiros sociais; i) Relações internacionais.

Aspecto dos trabalhos
A Federação interveio para transmitir algumas sugestões no âmbito deste debate: 1) a realização de um inquérito junto das coletividades confederadas, no sentido de se saber da respetiva opinião quanto ao futuro do movimento associativo popular; 2) a disponibilização de documentos relativos às posições oficiais da CPCCRD sobre as diversas matérias; 3) a necessidade de assegurar recursos humanos especializados à Confederação para apoio à fundamentação do seu trabalho no âmbito da atividade dos diversos Conselhos institucionais do Estado em que a CPCCRD participa (Conselho Económico e Social, Desporto, Cultura, etc); 4) Incentivar a proposta realização de contactos entre a Direção e as Federações Distritais, conforme consta no PA, e 4) o trabalho das estruturas descentralizadas no âmbito dos jogos tradicionais e respetiva Federação, a FPJT.

Submetido à votação dos conselheiros foi o documento aprovado por unanimidade e aclamação.

Marinha Grande, “Mãos Vidreiras”

O Conselho Nacional decorreu no magnífico Teatro Stephens, Marinha Grande, tendo os participantes almoçado na CoopPovo. Uma palavra ainda para registar os momentos de poesia e música com o histórico poema marinhense “Mãos Vidreiras”, da autoria de  Francisco Correia Moita, que, respetivamente, abriu e encerrou os trabalhos do Conselho Nacional, numa iniciativa proporcionada pela Associação Concelhia de Associações da Marinha Grande.

Marinha Grande, terra do vidro

Os trabalhos encerraram com a tradicional audição dos Hinos da Confederação e Nacional.

Texto e imagens – CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário