domingo, 26 de março de 2017

Confederação reúne Conselho Nacional para responder aos desafios ao movimento associativo

A Federação participou nos trabalhos do Conselho Nacional da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto que decorreram em 25 de Março nas instalações da histórica Sociedade Voz do Operário, em Lisboa. A ordem de trabalhos incluiu a apresentação de propostas sobre temas da maior relevância para a Confederação, estruturas descentralizadas – federações distritais e associações concelhias e movimento associativo em geral.

Aspeto geral dos trabalhos
Capacitação de dirigentes e associações e interligação entre as estruturas descentralizadas e a Confederação

O Conselho apreciou uma apresentação sobre o Projeto 2015-2017 de capacitação de dirigentes e organizações, aprovado no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) do Portugal 2020. 

O projeto inclui a criação e dinamização de gabinetes de apoio, vocacionados para a cobertura da generalidade do território, a concepção e desenvolvimento de uma plataforma para o movimento associativo popular, a capacitação de dirigentes e organizações, uma base de dados da Economia Social e a realização de workshops e seminários de sensibilização, de entre outras questões.

Mesas dos órgãos sociais
O Conselho debateu ainda o funcionamento e a interligação entre Federações Distritais, Associações Concelhias e Confederação, numa perspetiva de afinação de procedimentos, ligações e criação e rentabilização de sinergias. Um debate que suscitou numerosas intervenções por parte de conselheiros e representantes das estruturas descentralizadas. Sobre esta matéria o Conselho Nacional aprovou a Resolução Associativa Estrutura Associativa. Necessidade Histórica. Património do Presente, Necessidade do Futuro que irá ser levada ao conhecimento das coletividades e associações que integram a família associativa da CPCCRD.

No cumprimento de obrigação estatutária, a Direção da Confederação apresentou o Relatório e Contas de 2016, tendo o mesmo sido aprovado após debate e prestação de esclarecimentos pela Direção.

Ações e projetos

Em ponto de informações o Presidente da Confederação apresentou ainda as seguintes questões: Trabalhos da comissão de redacção do regulamento do Conselho Nacional; Alterações na composição da Direção da Confederação; atividade internacional, nomeadamente a prevista realização de iniciativas conjuntas com entidades representativas do movimento associativo de Espanha; Congresso do movimento associativo, a realizar na Região Autónoma da Madeira em Junho; Interligação da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais com a CPCCRD e progressiva autonomização de funções; Participação da Confederação em projetos conjuntos e grupos de trabalho com outras entidades: no âmbito do combate aos fogos e à toxicodependência, na participação em programa nacional da estratégia para o envelhecimento ativo e saúde; Preparação do Encontro Mundial de Jogos Tradicionais, no âmbito da TAFISA, a realizar em Portugal em 2020.

Foram ainda prestadas informações sobre as comemorações do Dia Nacional das Coletividades, que se celebra a 31 de Maio. Este programa integrará atividades que decorram entre 15 de Maio e 15 de Junho e que dedicará especial atenção às questão relativas à legislação sobre temática associativa.


A sede da Sociedade de Instrução e Beneficência  Voz do Operário, Lisboa,
acolheu os trabalhos do Conselho Nacional da Confederação (foto CM Lisboa)
Economia Social

Especial destaque para a prevista realização, em finais do corrente ano, do Congresso Nacional da Economia Social. Uma iniciativa em cujos trabalhos de preparação a CPCCRD tem vindo a participar conjuntamente com outras famílias associativas. Realizou-se já uma sessão temática neste âmbito – relativa à apresentação da conta satélite do INE sobre economia social, estando agendada outra iniciativa para o dia 20 de Abril dedicada à temática da economia social no seu relacionamento com o Estado

A possível constituição de uma confederação nacional que reúna as famílias com relação à economia social foi também apresentada, embora na perspetiva de uma necessária discussão a realizar no âmbito da CPCCRD, considerando à multiplicidade de interesses em presença.

Os trabalhos do Conselho Nacional decorreram num ritmo muito vivo e participado por parte de conselheiros e representantes das estruturas descentralizadas.

Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais

Também a FPJT, entidade cuja Direção a nossa Federação integra, realizou a sua assembleia geral para apresentação, debate e votação do relatório de atividades e contas de 2016.

Assembleia geral da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais
Esta assembleia geral constituiu a primeira apresentação de resultados da nova federação, criada com a participação ativa da FCDS e da CPCCRD e cujos órgãos sociais foram eleitos e tomaram posse por ocasião da Convenção Nacional dos Jogos Tradicionais realizada em Setúbal em Junho de 2016.

Texto - CA/FCDS
Imagens – CA e HS/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário