domingo, 8 de janeiro de 2017

Federação comemora 14º aniversário e reúne movimento associativo

A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal vai assinalar o seu 14.º aniversário com uma sessão comemorativa e um encontro do movimento associativo, a realizar em 28 de Janeiro, sábado, a partir das 14h30, na Sociedade Musical União Recreativa Sport Sineense (Sines).



O programa das comemorações inclui a realização de um Encontro do Movimento Associativo de Sines e concelhos vizinhos. Esta iniciativa visa constituir um momento de troca de informações entre os participantes e de debate sobre os problemas do associativismo.

Neste encontro serão também apresentadas duas importantes sobre temática associativa, recentemente editadas pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto: “Um Outro Olhar sobre o Associativismo Popular”, da autoria de Maria João Santos e Sérgio Pratas, dirigentes nacionais da CPCCRD, que estarão presentes para a respetiva apresentação, e a revista “Análise Associativa” n.º 3, que tem como tema de destaque “Subsídios para a História do Associativismo Popular”.

No alinhamento da sessão incluem-se ainda dois momentos culturais, a cargo, respetivamente, do grupo Skalabá TukaTuka e da prestigiada banda filarmónica da sociedade anfitriã. Terá ainda lugar uma sessão solene com intervenções sobre temas de maior importância e interesse para o presente e o futuro do movimento associativo popular.


Durante o dia estarão disponíveis jogos tradicionais que poderão ser utilizados por todos os participantes e público interessado. A iniciativa integra-se no esforço de promoção e divulgação dos jogos tradicionais, uma das linhas de ação da recém formada Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais, cujos corpos sociais a FCDS integra.

A escolha de Sines para sede desta comemoração sucede às de Azeitão (Setúbal) em 2012, Palmela em 2013, Seixal em 2014, Sesimbra 2015 e Montijo em 2016. A Federação está disponível para realizar outras ações no concelho de Sines, bem como nos vizinhos concelhos do litoral alentejano durante o corrente ano.
Esta jornada será ainda ocasião para convívio e conhecimento mútuo entre dirigentes associativos, o que certamente propiciará a troca de impressões e experiências.

A iniciativa conta com o apoio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Sociedade Musical União Recreativa Sport Sineense, Câmara Municipal de Sines e Junta de Freguesia de Sines
Participa! E traz um amigo também!

Sem comentários:

Enviar um comentário