sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Está constituído o Conselho Nacional do Associativismo Popular!

Está constituído o Conselho Nacional do Associativismo Popular! A cerimónia de apresentação pública do CNAP teve lugar no dia 15 de Setembro em Lisboa, na Casa do Alentejo, na presença dos presidentes das entidades que o integram e de numerosos dirigentes associativos.

Mesa do Conselho Nacional do Associativismo Popular,
constituída pelos presidentes das federações e confederações que integram o CNAP.
A constituição deste Conselho representa um momento histórico para o movimento associativo popular, ao congregar um conjunto de federações e confederações que desempenham um importante papel nos mais diversos sectores do associativismo e da sociedade. 

A sessão foi presidida pelo Presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, João Queirós, tendo cabido ao Presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Augusto Flor, historiar o laborioso processo que que levou à constituição deste Conselho.

Aspecto da audiência que lotou o salão da Casa do Alentejo.
O CNAP vem corporizar aquela que foi uma das Recomendações Estratégicas, plasmadas no Manifesto Associativo 2015 (ver aqui) aprovado pelo Congresso Nacional das Colectividades, Associações e Clubes realizado em 7 de Novembro do ano passado.
O novo Conselho reúne a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Confederação Portuguesa do Voluntariado, Confederação do Desporto de Portugal, Confederação Portuguesa das Casas do Povo, Confederação Musical Portuguesa, Federação do Folclore Português, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Federação Portuguesa de Teatro e Federação Portuguesa de Cineclubes. Durante a sessão foi anunciada a adesão da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, entidade cuja Direcção a nossa Federação integra (ver aqui).
Livro do Congresso

A cerimónia da apresentação pública do CNAP foi antecedida por uma sessão, também de apresentação, do livro do Congresso Nacional das Coletividades, Associações e Clube.


A obra, apresentada pelo Presidente da CPCCRD, Augusto Flor, reúne um impressionante conjunto de informações que inclui a generalidades das questões relativas à organização do Congresso. Os extensos e aprofundados documentos que constituíram o Memorando Associativo, as comunicações e conferências apresentadas, os debates, aspectos históricos relativos aos anteriores Congressos de Almada e Loures, bem como a lista de colectividades participantes. Avulta ainda as Recomendações Estratégicas aprovadas e não faltam sequer as estatísticas do Encontro e o hino "Ideal Associativo". 

O livro do Congresso, agora à disposição das colectividades e do público em geral constitui um importante e fundamental documento de caracterização, estudo e proposição de medidas e soluções para o fortalecimento do movimento associativo popular.

Texto e imagens - CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário