segunda-feira, 21 de março de 2016

Barreiro reuniu movimento associativo

As coletividades do Barreiro reuniram-se em Encontro concelhio no dia 20 de Março nas instalações da AURPIL Associação Unitária de Reformados e Pensionistas do Lavradio, numa iniciativa da Associação de Coletividades do Concelho do Barreiro.
 

O Encontro, este ano na sua quarta edição, teve início com uma sessão de abertura a cargo de representantes da associação organizadora, Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e coletividade anfitriã, respetivamente Daniel Ventura, Diamantino Estanislau, Augusto Flor e Angélico Tempero.
 
Mesa de abertura do Encontro
No segundo painel da manhã, João Alexandre, Vice-presidente da CPPCRD, proferiu uma intervenção centrada no protocolo recentemente subscrito entre Confederação e a SPA, Sociedade Portuguesa de Autores, tema antecedido de uma introdução  dedicada aos projetos que tem vindo a ser desenvolvidos no âmbito da divulgação dos jogos tradicionais portugueses e da formação da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais.
 

As relações entre o movimento associativo popular e a SPA viriam a suscitar numerosas intervenções por parte dos dirigentes associativos presentes. Nomeadamente no que decorre dos protocolos que a CPCCRD tem vindo a manter com aquela sociedade, com vista a garantir descontos às taxas aplicadas às iniciativas promovidas pelas coletividades. Foram passados em revista todos os detalhes deste sinuoso processo, que culminou com a recente assinatura e entrada em vigor de um novo protocolo.
 
Sofia Martins, Vice-Presidente da C.M. do Barreiro.
O painel de intervenções e debates na parte da tarde foi dedicado às temáticas da “Constituição, Democracia e Associativismo”, a cargo de Sérgio Pratas, dirigente da CPCCRD, e do “Estatuto do Dirigente Associativo Voluntário”, por Maria João Santos (CPCCRD). Também estes temas proporcionaram um debate vivo e muito participado. A necessidade de fortalecimento da família associativa representada na Confederação e a consolidação das suas estruturas representativas, associações concelhias e federações distritais, foram consideradas como tarefas fundamentais.

Durante os trabalhos foi ainda aprovada uma declaração sobre o 25 de Abril.
 
Convívio entre dirigentes associativos.
O Encontro contou ainda com participação de autarcas barreirenses, em representação, quer da Câmara Municipal, com a vice-presidente Sofia Martins, quer de freguesias do concelho. Também o vizinho município da Moita se fez representar por diversos dirigentes associativos e pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Daniel Figueiredo.
 
Os trabalhos encerraram com um momento musical a cargo do grupo musical Harmonia AURPIL.

Texto e imagens – CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário