terça-feira, 10 de março de 2015

Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais avança!

A Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais está já constituída juridicamente. A escritura da nova Federação teve lugar no dia 26 de Fevereiro no cartório notarial da Amadora, tendo tido por subscritores as Federações das Coletividades dos Distritos de Setúbal e Lisboa e Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.
Ato de escritura da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais.
Representadas a CPCCRD (Augusto Flor e João Alexandre, à esquerda) e
as Federações das Coletividades do Distrito de Setúbal (Diamantino Estanislau)
e Lisboa (Ângelo) 
Este ato vem culminar o processo iniciado com a assembleia constituinte realizada em 22 de Março do ano passado, na sede nacional da CPCCRD, data que assim assinala a fundação da nova Federação. A reunião de fundação contou com a presença de uma dezena e meia de federações e associações de todo o país, representativas do Movimento Associativo Popular (ver aqui).
 
A FCDS, que se conta entre as fundadoras da nova Federação, integra a respetiva Comissão Instaladora em conjunto com a CPCCRD, as Federações das Coletividades de Lisboa e Aveiro e a Associação de Coletividades do Porto.
 
 
A nova Federação está vocacionada para “a defesa da nossa identidade cultural e histórica, através da conservação e valorização dos Jogos Tradicionais como elemento do património nacional”. Neste âmbito as diversas estruturas que compõem a família associativa da CPCCRD têm vindo a realizar um importante e vasto conjunto de iniciativas por todo o país. A FCDS tem-se inserido nesse plano de ação e, dispondo um kite de jogos de tradicionais, tem vindo a realizar numerosas ações de divulgação em conjunto com outros parceiros.
 
A FCDS endereça votos dos maiores sucessos à nova Federação, manifestando a sua disponibilidade para a realização de um trabalho conjunto.

Texto - CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário