Federação, associações concelhias de coletividades de Almada, Seixal e Setúbal e CPCCRD reuniram-se
para programar atividades integradas na comemoração do centenário da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que
ocorre este ano.
Prevê-se que o programa, ainda em elaboração, congregue a
participação de um largo espetro de coletividades do distrito de Setúbal. A
iniciativa será divulgada oportunamente.
Uma exposição portátil dedicada ao centenário da Confederação, que assinala a história, os objetivos e as principais atividades ao longo de um século, está já a circular pelas coletividades do distrito, estando disponível para apresentação.
As comemorações do centenário da CPCCRD, que tem vindo a decorrer desde Maio de 2023, terão o seu ponto central em Maio próximo, mês que assinala os cem anos sobre a fundação.
A história da Confederação remonta a 1924, quando nos dias 31 de Maio, 1, 2 e 3 de Junho se realizou em Lisboa, na extinta Academia Recreativa de Lisboa, popularmente designada por “Academia do Socorro”, o 1.º Congresso Regional das Sociedades de Recreio, com a presença de 65 sociedades, tendo-se constituído a Federação Distrital das Sociedades Populares de Educação e Recreio, fundada por 47 sociedades.
A reunião da Federação com as associações concelhias de coletividades teve o especial acolhimento da Associação de Coletividades do Concelho do Seixal e do Clube Recreativo da Cruz de Pau.
Sem comentários:
Enviar um comentário