A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém realizaram uma Jornada do Movimento Associativo, a que se juntou a comemoração do 20. aniversário da Federação.
O programa decorreu ao longo de todo o dia 28 de Janeiro de 2022 no Auditório Municipal António Chainho, tendo por base painéis temáticos com intervenções e debate entre os participantes e a apresentação de um livro de temática associativa. Momentos culturais e uma homenagem ao escritor santiaguense Manuel da Fonseca (1911-1993) complementaram o programa.
O público foi constituído por dirigentes associativos do concelho de Santiago do Cacém, representações da CPCCRD, Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e estruturas descentralizadas, nomeadamente as Associações de Coletividades dos concelhos de Almada e Seixal, a Federação das Coletividades do Distrito de Beja e a Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais.
Os trabalhos tiveram inicio com uma curta sessão de boas vindas a cargo dos Presidentes da Federação e da Câmara Municipal de Santiago de Cacém, respetivamente, Diamantino Estanislau e Álvaro Beijinha.
O movimento associativo no concelho de Santiago do Cacém e a capacitação dos dirigentes associativos
O primeiro painel da Jornada foi dedicado ao tema “O Movimento Associativo no Concelho de Santiago do Cacém”, com intervenções dos Presidentes do Município santiaguense e da Federação, de João Bernardino, Presidente da CPCCRD e de Rui Gomes, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Agrícola Costa Azul.
As intervenções reportaram-se aos problemas que afetam o movimento associativo, quer durante o período pandémico, quer no pós-covid, bem como no contexto das novas dificuldades resultantes da inflação. Sob o angulo de cada uma das entidades presentes foram apresentados contributos e propostas de solução para os principais problemas que afetam as coletividades. A participação do publico suscitou o debate.
Ainda na parte da manhã teve lugar um painel temático para apresentação do projeto da CPCCRD “Capacitação de dirigentes associativos”, a cargo de Augusto Flor, em representação da Confederação. Esta é uma importante aposta da Confederação, no âmbito de candidatura aprovada e em curso, que se pretende possa vir a contar com a mais ampla participação das coletividades filiadas. Também aqui foi suscitado vivo debate entre os participantes, ficando demonstrada a elevada expetiva existente quanto à necessidade de serem programados financiamentos adequados à natureza associativa das colectividades.
Apresentação de livro sobre temática associativa
Os trabalhos no período da tarde foram iniciados com a apresentação do livro “Associações, Democracia e Utopias Reais: O Caso das Associações de Cultura, Recreio e Desporto”, num painel que contou com a participação do autor, Sérgio Pratas (intervenção aqui aqui e aqui) com comentários por Augusto Flor e moderação por Maria João Santos. Também aqui foi suscitado amplo debate sobre as diversas temáticas que atravessam a vida associativa, com algum destaque para o funcionamento dos órgãos sociais.
Evocação de Manuel da Fonseca
Um primeiro momento cultural, dedicado à poesia e sob a égide do escritor santiaguense Manuel da Fonseca, integrou também o programa desta Jornada. José Raposo, natural de Santiago do Cacém e dirigente da Casa da Poesia de Setúbal, declamou poesia de sua autoria com referência ao Alentejo. Alexandrina Pereira, Presidente da Casa da Poesia de Setúbal e Diamantino Cabrita, ambos dirigentes da Federação, declamaram trechos da obra de Manuel da Fonseca, tendo sido muito aplaudidos pelo público.
Sessão solene comemorativa do 20.º aniversário da Federação e atribuição de galardões associativos
Momento alto desta Jornada foi a sessão que assinalou o vigésimo aniversário da Federação. Efeméride que, devido à pandemia, não foi assinalada de modo presencial em 2021 e 2022.
A sessão foi dirigida por uma mesa composta pelo Presidente da Assembleia Geral da Federação, João Narciso, contando com a presença do Presidente da Direção, Diamantino Estanislau; do Presidente da CPCCRD, João Bernardino; da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, SóniaGonçalves e da Presidente da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, Isabel Contente.
Destaque nas intervenções para as palavras de balanço proferidas pelo presidente da Federação, que historiou o processo de formação da Federação, bem como o programa de atividades realizado no último ano (ouvir intervenção aqui).
Todos os membros da mesa congratularam a Federação pelo seu aniversário dirigindo-lhe palavras de estimulo. Também diversos membros do público dedicaram à Federação palavras de reconhecimento.
Galardões associativos
Momento de grande importância, por constituir um ato público de reconhecimento, foi a cerimónia de entrega de galardões associativos a entidades e personalidades. Foram atribuídos os seguintes distinções:
José da Cruz Batista (a título póstumo) – Reconhecimento e Homenagem
Maria da Conceição Pinela – Instrução e Arte
Carlos Pereira Dias – Valor e Exemplo
Jornal “Rostos” - Comunicação Social
José Manuel Coutinho – Valor e Exemplo
João Ludovico – Valor e Exemplo
Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística – Mérito Associativo
Augusto Máximo Flor – Reconhecimento e Homenagem
Terminada esta cerimónia teria ainda lugar, com grande agrado do público presente, um segundo momento cultural, com uma apresentação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística, dirigida pela maestrina Ana Rita Candeias, que mereceu forte aplauso do público.
A Jornada viria a ser encerrada com um momento de animação proporcionado pelo cantar dos parabéns à Federação e o soprar das velas do bolo de aniversário.
Esta Jornada foi organizada pela Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal e Câmara Municipal de Santiago de Cacém, tendo contado com o apoio da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística e Casa da Poesia de Setúbal.
Jornada. Painéis, debates, apresentação de livro
Momento de abertura e boas vindas da Jornada, pelo Presidente da CM de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha e Presidente da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal |
Aspeto do público no Auditório Municipal António Chaínho |
Painel "O Movimento Associativo de Santiago de Cacém". Participação dos Presidentes da CM Santiago Cacém, FCDS, CPCCRD e Caixa Agrícola Costa Azul |
Aspeto do público. |
Entrega de lembranças aos palestrantes. |
Intervenções do público. |
Augusto Flor (CPCCRD) apresenta o projeto "Capacitação de dirigentes associativos". |
Momento Cultural (3 imagens). Homenagem ao escritor santiaguense Manuel da Fonseca. Declamação por João Raposo, Alexandrina Pereira e Diamantino Cabrita |
A João Ludovico. Entrega Isabel Contente, (UF Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu) |
À Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística, recebe o Presidente a Direção, Rui Garvão. Entrega João Bernardino (CPCCRD) |
A José Manuel Coutinho. Entrega Anabela Rito (FCDS) |
A Augusto Flor. Entrega Diamantino Estanislau (FCDS) |
A José da Cruz Batista (a título póstumo),recebe sua filha. Entrega João Narciso (FCDS) |
A Maria da Conceição Pinela. Entrega Sónia Gonçalves (CMSC) |
A Carlos Pereira Dias. Entrega Marco Ginó (FCDS) |
Concerto pela Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artístca e
Sem comentários:
Enviar um comentário