AS BANDAS FILARMÓNICAS NO DISTRITO DE SETÚBAL. ORIGEM E EVOLUÇÃO DA SUA ATIVIDADE. Da autoria de Pedro Marquês de Sousa, numa edição da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal. Disponível para encomendas.
Preço - € 10 + portes. Contactar setubal.fcds@gmail.com
Esta obra aborda a origem e o desenvolvimento do movimento filarmónico no distrito de Setúbal, região onde o movimento associativo foi sempre muito forte, durante o segundo Liberalismo, a República, o Estado Novo e após a Revolução de Abril de 1974. (…). O trabalho revela a evolução da atividade das sociedades filarmónicas ao longo do século XX, com períodos de crise e mudança, abordando as mais recentes tendencias orgânicas e das práticas performativas das bandas.
O autor, Pedro Marquês de Sousa, é doutorado em Ciências Musicais Históricas e Mestre em História. Oficial do Exército e professor de história na Academia Militar, foi durante 12 anos Presidente da Sociedade Filarmónica Providência, na sua terra natal em Azeitão. É também detentor da Medalha de Mérito Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura (2014) e do galardão Instrução e Arte, da Associação de Coletividades do Concelho de Setúbal (2019).
Sem comentários:
Enviar um comentário