A Federação comemorou o seu 13.º aniversário em clima de festa e reflexão com uma sessão pública que teve lugar em 30 de Janeiro na prestigiada Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo.
Os trabalhos da sessão solene contaram para a participação dos Presidentes da Câmara Municipal do Montijo e da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, respetivamente Nuno Canta e Fernando Caria; João Alexandre, Vice-Presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e ainda os Presidentes da Direção e Assembleia Geral da Federação, Diamantino Estanislau e João Narciso, bem como ainda do Presidente da Sociedade anfitriã, Joaquim Baliza.
O programa da sessão incluiu também um programa artístico a cargo das diversas formações da sociedade anfitriã: coro polifónico e grupos de dança de salão, contemporânea e hip-hop. Participações que, com grande brilhantismo, entusiasmaram o público e demonstraram a importância e qualidade do trabalho desenvolvido pela centenária Sociedade 1.º de Dezembro.
As intervenções dos membros da mesa centraram-se nas diversas problemáticas que condicionam a vida associativa. Destaque também para a presença de representantes das associações "irmãs" de colectividades de Almada, Barreiro e Seixal.
O Presidente da Federação, que abordou os projectos e acções em curso, referiu que "apesar de alguns
condicionalismos existentes, a FCDS vai continuar empenhada em trabalhar em prol do
movimento associativo e das suas filiadas, enaltecendo o seu papel na
sociedade. Ciente da sua importância, continuará a defender e a promover os
valores inerentes ao MAP. Como a solidariedade, a fraternidade, a
independência, a autonomia, a democracia, a cidadania e o trabalho voluntário."
A celebração culminou com o tradicional apagar do bolo de aniversário da Federação partilhado por todos os presentes. A festa que assinalou este 13.º aniversário foi mais um momento de conhecimento mútuo e partilha de experiência entre dirigentes de coletividades e associações de vários pontos do distrito.
A Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal expressa os seus agradecimentos públicos a todos quanto possibilitaram esta iniciativa: à Sociedade Filarmónica 1.º de
Dezembro, na pessoas do seu Presidente e restante direção, ao maestro do coro Polifónico e coralistas, aos
dançarinos dos vários grupos participantes e seus monitores. Os nossos agradecimentos também à União de Freguesias do Montijo
e Afonsoeiro, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto, Rádio da Quinta do Conde RQC, firma José Guerreiro Nieto e Herdeiros e Câmara Municipal do Montijo.
Texto e imagens - CA/FCDS
Sem comentários:
Enviar um comentário