terça-feira, 28 de abril de 2015

Federação e Associações de Coletividades de Almada, Barreiro e Seixal concertam ação

A Federação reuniu com as associações de coletividades dos concelhos de Almada, Barreiro e Seixal no dia 27 de Abril para debater assuntos de interesse comum e perspetivar programas conjuntos.
O encontro teve lugar na sede da Associação de Coletividades do Concelho de Seixal, à Torre da Marinha.
 
Durante a reunião foram abordados os seguintes temas: Congresso Nacional das Coletividades (Lisboa, 7 de Novembro de 2015); Encontro de Coletividades do Distrito de Setúbal; Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais e constituição do Conselho Distrital da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal.
 
Com as energias concentradas na preparação do Congresso Nacional das Coletividades (ver aqui), foram debatidos diversos aspetos relativos à mobilização das coletividades para a discussão dos temas em apreciação e a participação naquela reunião magna do movimento associativo. A organização do Congresso é da responsabilidade conjunta da CPCCRD e de outras oito estruturas nacionais representativas de várias áreas de atividade.
 
A realização de um encontro distrital de coletividades foi também objeto da atenção das associações presentes, confirmando-se a decisão já anteriormente tomada nesse sentido. Oportunamente será definida a respetiva data, programa e calendário de preparação.
 
Também a recém constituída Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, em cuja comissão instaladora a nossa Federação se integra, e as atividades e programas realizados e em curso no domínio dos jogos tradicionais, foram motivo para troca de informações. Especial destaque para as iniciativas no âmbito da TAFISA The Association for International Sport for All, parte das quais decorreram na cidade de Setúbal (ver aqui) com o apoio da Federação.
 
Foi ainda debatida e aprovada a proposta da Federação para a constituição de um Conselho Distrital – instância prevista estatutariamente e com funções de aconselhamento. Este Conselho será integrado, numa primeira fase, pelos Presidentes dos órgãos sociais da Federação e Presidentes das Direções das associações concelhias existentes – Almada, Barreiro e Seixal. Em aberto fica a definição de uma solução para os concelhos do distrito sem associação concelhia.
 
O encontro foi ainda momento privilegiado para a troca de informações sobre programas, atividades e procedimentos desenvolvidos por cada uma das associações presentes.
 
Esta reunião deu continuidade a anteriores encontros, uma prática instituída em 2013, prevendo-se a sua continuidade, nomeadamente com a materialização do Conselho Distrital da Federação.






 Texto - CA/FCDS

sexta-feira, 24 de abril de 2015

25 de Abril de 1974 !

A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal saúda o 41º aniversário do 25 de Abril de 1974.

Momento fundador da Democracia portuguesa contemporânea, o 25 de Abril correspondeu aos mais elevados anseios do povo português, consubstanciados nos principais traços do programa do Movimento das Forças Armadas – Democratizar, Descolonizar e Desenvolver.
 
A FCDS apela a todos os dirigentes e ativistas associativos para que participem nas comemorações organizadas pelo movimento associativo popular e autarquias do distrito.
 
 

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sesimbra - colectividades debatem e avançam

Decorreu com elevada participação de dirigentes associativos e animado debate o Encontro do Movimento Associativo do Concelho de Sesimbra, que teve lugar no dia 18 de Abril na sede da Junta de Freguesia da Quinta do Conde. Uma profícua jornada de trabalho, de onde avulta a aprovação de um documento de recomendação que aponta para a constituição da associação concelhia de coletividades de Sesimbra.

Os participantes foram acolhidos numa manhã solarenga com uma breve actuação do grupo coral alentejano do Centro Cultural Social e Recreativo A Voz do Alentejo, a recordar as origens de importante parte da população da terra anfitriã. No exterior das instalações pode ser admirada uma exposição de jogos tradicionais portugueses disponibilizada pela nossa Federação.
Exposição de jogos tradicionais portugueses, promovida pela Federação.
Os temas em debate
Sucederam-se intervenções de boas vindas e enquadramento a cargo de representantes das entidades envolvidas na organização do Encontro: Vitor Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Conde; Augusto Flor, Presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto; Felícia Costa, Vereadora da Câmara Municipal de Sesimbra e Odete Graça, Presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra.

Boas vindas pelo Presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Conde, Vitor Antunes.


Aspectos da audiência.

Ao longo da manhã foram apresentadas diversas comunicações: “O Movimento Associativo do Concelho de Sesimbra”, por Odete Graça; “Sustentabilidade do Movimento Associativo”, por Augusto Flor; “Associativismo, Democracia e Constituição”, por Sérgio Pratas (CPCCRD) e “Jogos Tradicionais, sua Manutenção e Perpetuação”, por João Alexandre (CPCCRD). Intervenções que não deixaram de suscitar a participação do público presente.

Na sessão da tarde foram abordadas e vivamente discutidas as seguintes comunicações. “Fiscalidade nas Associações”, por Conceição Araújo (Casa do Benfica de Sesimbra) – tema que sempre levanta numerosas dúvidas e interrogações a propósito de casos práticos - e “Poder Local e Movimento Associativo Popular: Tensões e Sucessos”, por Carlos Anjos (Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal).

As boas práticas associativas no concelho de Sesimbra foram também objeto da atenção do programa deste Encontro. “Relações Intergeracionais”, por João Proença (Clube Sesimbrense), a que se seguiram apresentações de Fernando Almeida sobre “Gestão e Sustentabilidade da ACDC” e de Liliana Dias, da associação ANIME, sobre “Projetos em Parceria”.
Encontro aprova conjunto de recomendações

Especial destaque para o documento de recomendação, aprovado por unanimidade no final do Encontro, e de que aqui se deixa testemunho.
  1. Sensibilização para a aplicação efetiva do Estatuto do Dirigente Associativo Voluntário da Lei/2004 de 5 de Junho;
  2. Isenção ou devolução do IVA nas atividades estatutárias, particularmente as que visam as atividades com crianças, jovens e idosos;
  3. Redução do IVA nas atividades não estatutárias (alugueres, publicidade, bares) para 13%, considerando que, por esta via, se financiam parte significativa das atividades estatutárias;
  4. Comparticipação financeira para fazer face aos custos com energia, particularmente com a eletricidade, através de mecanismos de redução efetiva dos preços, compensação em sede fiscal através de tarifário social;
  5. Disponibilização de apoio social de emergência às coletividades que se encontrem em situação de carência financeira;
  6. Mudança de paradigma das entidades inspetivas de forma a serem mais pedagógicas e preventivas, considerando as características do associativismo, dos seus dirigentes e da função social que desempenham;
  7. Implementação da Associação de Coletividades do Concelho de Sesimbra.
Momentos de animação

O Encontro incluiu ainda alguns momentos bem-dispostos de arte e cultura a cargo de entidades associativas sesimbrenses: demonstrações de hip-hop pelo Grupo Desportivo e Cultural de Casal do Sapo, samba pelo Grupo Recreativo Escola de Sambe Batuque do Conde e um concerto de encerramento a cargo da Banda da Sociedade Musical Sesimbrense.

A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal associou-se a esta iniciativa desde o primeiro momento e saúda os dirigentes associativos do concelho de Sesimbra, bem como as suas autarquias – Câmara Municipal de Sesimbra e Juntas de Freguesia de Quinta do Conde, Castelo e Santiago, pelo êxito desta iniciativa.

Texto e imagens – CA/FCDS

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Encontro do Movimento Associativo do Concelho de Sesimbra

A Federação associa-se ao Encontro do Movimento Associativo do Concelho de Sesimbra, que tem lugar no dia 18 de Abril de 2015, a partir das 09h00, no salão da Junta de Freguesia da Quinta do Conde.
 
A Federação apela a todas as coletividades do concelho de Sesimbra que participem neste encontro de dirigentes associativos! Será certamente mais uma ocasião para o debate dos problemas que afetam as coletividades e associações, bem como as soluções que se podem perspetivar.

O Encontro é uma iniciativa da Câmara Municipal de Sesimbra, Juntas de Freguesia de Quinta do Conde, Castelo e Santiago e conta com o apoio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal.
 
Participa!
 
 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Jogos do Passado, Desportos para o Presente - Encontro internacional TAFISA prepara futuro dos jogos tradicionais

Setúbal e Lisboa acolheram, pela primeira vez em Portugal, aquele que foi o 5º Encontro Internacional TAFISA Jogos do Passado – Desportos para o Presente, nos dias 22, 23 a 24 de Março de 2015, iniciativa dedicada ao conhecimento, divulgação e promoção dos jogos tradicionais. 

Receção à comitiva da TAFISA na Casa da Baía, em Setúbal
Quando no Conselho Nacional de Mira-Gaia, Porto, nos propusemos colaborar na sua organização, em parceria com a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto, este importante encontro internacional que reuniu especialistas nacionais e estrangeiros no domínio do estudo dos jogos tradicionais, procurámos avaliar o potencial proveito, quer para o Distrito, quer para a sua capital Setúbal.
 
Nesta oportunidade promocional não poderia faltar o poder local, um parceiro de grande importância para o Movimento Associativo, tendo as autarquias respondido afirmativamente a esse desafio. A Câmara Municipal, através do Departamento de Cultura e Desporto, as Juntas de Freguesia de S. Sebastião e da União de Freguesias de Setúbal, contribuíram com o necessário apoio logístico ao encontro.
 
A iniciativa, que visa o relançamento dos jogos tradicionais na Europa, integrou-se no programa de estudo, avaliação e promoção dos jogos tradicionais que tem vindo a ser desenvolvido pela CPCCRD e a que a Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal se associou desde a primeira hora.
 
A TAFISA, The Association for International Sport for All, é uma associação internacional sem fins lucrativos com cerca de 240 elementos de mais de 150 países. Desenvolve uma cooperação ativa com o Comité Olímpico Internacional, Organização das Nações Unidas - UNESCO e WHO, para além de outras organizações internacionais.
 
Destaque para apresentação, durante este Encontro, de uma plataforma eletrónica on-line para registo dos jogos tradicionais da Europa, bem como de outras ferramentas para utilização corrente como um guia técnico e fichas técnicas. 

Fórum Internacional dos Jogos Tradicionais

O programa teve início com a realização do Fórum Internacional dos Jogos Tradicionais, no dia 22, no Museu Nacional do Desporto (Palácio Foz, Lisboa), onde foram apresentadas diversas comunicações: “O significado dos jogos tradicionais nos dias de hoje” por Wolfgang Baumann. “O que são os jogos tradicionais” pela Professora Malgorzata Bronikowska, “Os jovens e os jogos tradicionais” por Natasa Jankovic e ainda “Os jogos tradicionais em Prática: o Gerlev Play Park” por Lars Hazelton.

Mesa que dirigiu os trabalhos no Fórum Internacional realizado no Palácio Foz.
De todas as apresentações suscitou enorme expetativa a forma de funcionamento do único parque temático da Europa, em que, com o entusiasmo participativo de Lars Hazelton, quase nos sentíamos em pleno parque. De resto seria muito bem acolhida a ideia de um futuro parque a ser implantado em Portugal, sugestão também aflorada nas reuniões preparatórias do encontro.

O encontro foi promovido pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e pela TAFISA, com apoio da Comissão Europeia, IPDJ Instituto Português do Desporto e Juventude, Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal e Câmara Municipal de Setúbal e o apoio das Juntas de Freguesia de S. Sebastião e União de Freguesias de Setúbal.
 
Sessões em Setúbal

Os trabalhos do programa previsto para Setúbal decorreram na Casa da Baía nos dias 23 e 24 de Março. Na sessão de abertura marcaram presença o delegado do IPDJ no distrito, Jorge Carvalho, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, tendo o vereador da Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, dado as boas vindas à comitiva TAFISA. O autarca setubalense destacou a elevada importância para o desporto setubalense, para a cidade e para todo o distrito, congratulando-se pela opção de Setúbal como local para a realização do Encontro.

Sessão de abertura do Encontro. Da esquerda para a direita: Pedro Pina
(Vereador da C.M. de Setúbal), Wolfgang Baumann (TAFISA) e João Alexandre (CPCCRD).
O Encontro versou os seguintes temas: página de internet, aplicação informática para jogos tradicionais, aceitação de sugestões e melhorias, fichas de jogos, manual de regras, programa piloto, coleção de jogos, artigos e vídeos a publicar.

Conferência de imprensa para apresentação de conclusões do Encontro, na Casa da Baía.
No âmbito de num encontro com o movimento associativo de Setúbal, realizado na noite de 23, teve lugar um momento cultural protagonizado pelo Grupo de Cantares Alentejano Os Amigos do Independente que, com grande agrado dos presentes, tão bem representaram esta recente aquisição do património imaterial da humanidade.

Foram também proporcionadas visitas temáticas. À LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade, onde se observaram as práticas de jogos tradicionais por parte dos utentes da instituição, com a participação ativa da comitiva TAFISA, numa agradável simbiose. Outra das visitas aconteceu ao Grupo Desportivo Cultural Recreativo Ídolos do Chinquilho da Anunciada, onde a delegação TAFISA pode experimentar um jogo desconhecido para a maioria, tendo o peso da malha deixado alguns incrédulos, reconhecendo, após várias tentativas, serem longos os dez metros que separavam os tabuleiros que suportavam os pinos do jogo.

Prática de jogos tradicionais na LATI Liga dos Amigos da Terceira Idade, em Setúbal.
Pelo sucesso do Encontro expressou já a TAFISA os maiores agradecimentos.
 
Texto e imagens: CB/FCDS